Ripar DVDs

Este tutorial explica passo a passo como ripar um DVD com ótima qualidade de imagem e som usando o FairUse. Este tutorial não é de exclusividade de Dublafilmes. Ele foi criado por Evil_Goku, e adaptado por Pedrohenaf para o blog.
Caso algumas das imagens abaixo seja de ruim vizualização, você pode clicar nelas para vê-las ampliadas.

 1º Passo:

1º: Habilite a opção Criar um novo projeto.
2º: Escolha o nome que seu arquivo final terá (não é nescessario acrescentar o “.avi”). No caso da imagem acima, foi nomeado o 1º episódio da primeira temporada do box de Jonny Quest. Aproveitando que falamos de nomes, para os que ainda não entendem as tags (abreviações) usadas nos episódios pela grande maioria dos ripadores, aqui seguem as mais comuns:
SO = Season = Temporada
EO = Episode = Epsódio
EP/EPO = Episódio
Podem vir a aparecer outras, mas estas são as mais famosas.
3º: Escolha a pasta onde será salvo o arquivo final.
4º: Após executar os passos acima, certifique-se de que todas as opções estão marcadas correamente, conforme a imagem, e clique em Avançar.

 

2º Passo

1º: Selecione a unidade onde está o DVD que você quer ripar.
2º: Clique em OK.

 

3º Passo

1º: Selecione o episódio que você deseja ripar do DVD para o PC. No caso acima, foi selecionado o primeiro episódio de Jonny Quest.
Obs.: Se o seu DVD for algum Box, provavelmente o primeiro arquivo será um outro arquivo, que contém todo os episódios juntos, que é aquele famoso “ver todos” na parte de seleção dos episódios.
2º: Deixe está opção marcada, se quiser que qualquer parte do DVD que tenha menos de 60 segundos não seje exibida, as vezes é nescecario desmarca-lá se for ripar uma abertura que esteje separada.
3º: Deixe marcado como está.
4º: Clique em Avançar.

 

4º Passo

Aqui não há o que uqe falar. Simplismente aguarde.

 

5º Passo

Quando a janela for carregada, olhe para a tela do vídeo: se ela estiver toda selecionada como na imagem, vá direto em Avançar; caso não esteja 100% selecionada, clique em Auto Detectar e deixe que o progama detecte automaticamente a área de vídeo.
Caso você queira fazer algo em Dual Audio (2 áudios), marque a opção incluir legenda e selecione o primeiro Português que tiver e marque Extract Subtitles (isso fará com que a legenda não fice grudada no vídeo).

 Suas opções de legenda devem ficar iguais a esta:

 

 Após incluir a legenda, verifique na Tela do Vídeo se está tudo certo, deve ficar parecido com isso:

 

Depois de certificar-se de que está tudo ok, clique novamente em Avançar.

  

6º Passo

1º: SEMPRE clique em Auto Detectar. Se o progama marcar Modo IVTC, tudo bem. Então siga em frente, clique em Avançar.
Mas se o programa marcar a opção Modo Nativo(), selecione sempre Bob Deinterlace(), caso contrário poderá estar comprometendo a qualidade final do arquivo. Então, sempre que for marcado Modo Nativo, marque também Bob Deinterlace.

 

7º Passo

1º: Sempre deixe esta barra no máximo em Quality (isso deixará o video qualidade máxima).
2º: Aqui você controla a taxa de Kb/s que o áudio terá. É recomendado deixar em 128 kb/s (não é uma taxa tão alta mas é boa).
3º: Aqui você escolherá o codec com o qual o arquivo final será salvo. É recomendado o XviD. Deixe sempre as opções Size e Two Pass marcadas. A opção Size é onde você decide qual será o tamanho final do arquivo.
4º: O progama sempre lhe oferece várias opções de resolução. Deixe estas três opções desmarcadas para obter o maior número possível de resoluções que você pode escolher.
5º: Esta é a parte mais delicada (onde a grande maioria erra). Quando obtem algum resultado ruim, ao escolher uma resolução, deve-se ficar atento ao Bitrate Rate (Bits Per Pixel, Bits Por Pixel; no progama é Bits/P…). Ele denomina a quantidade de bits que cada pixel do arquivo terá. Quanto maior o número de bits, melhor será a qualidade final do arquivo (até um certo ponto, pois obviamente colocar 1GB em um vídeo de 5 minutos não irá melhorar a qualidade do vídeo, só irá manter em 100% a do DVD).
O valor do bitrate rate é denominado pelo tamanho do arquivo e pela resolução que você indicar para ele. Quanto maior o tamanho, e menor a resolução, maior será o bitrate rate, e vice-versa. É aconselhado deixar maior ou igual a 0.200 para DVDs Originais, e 0.300 ou mais para DVDs feitos por colecionadores. De 0.170 a 0.200 ainda é aceitavel, mas abaixo disso pode comprometer demais a qualidade final.
Após ter feito tudo isso, clique em Avançar.
Se você for fazer algo com 2 áudios, nas opções do áudio clique em Adicionar e escolha o 2º áudio que o arquivo terá. Deve ficar ago parecido com isso:

 

Sempre deixe o português em primeiro, para que ele seja o áudio que irá abrir junto ao vídeo ao ser executado.

 

8º Passo

Aguarde até que o arquivo final esteja pronto. Dependendo de seu computador e do arquivo, isto pode demorar um pouco. A opção Run in IDLE base priority faz com que o processo seje mais lento, fazendo com que você possa executar alguns aplicativos mais leves; desmarcando-a, o FairUse se tornará uma operação com maior prioridade ao resto, e ficará bem mais pesado e difícil mecher no pc enquanto ele ripa o arquivo.
Depois que estiver tudo concluído, você poderá apagar os arquivos desnescessários. Delete arquivos terminados em .avi se for um video com 1 áudio ou Dual Audio sem legenda; delete arquivos terminados em .avi, .sub e .idx se tiverem legenda.
 
 
Criado por Evil_Goku e adaptado por Pedrohenaf para Dublafilmes.
Anúncios

 
%d blogueiros gostam disto: